All Points Bulletin: Reloaded (PC) // Análise


Viciante, original, dinâmico e com MUITA customização!




Notas dos Leitores:
VN:F [1.9.22_1171]
História
Gráficos
Som
Gameplay
Replay
Rating: 9.4/10 (2 votes cast)
E aqui estou testando o Open Beta do APB. Já era tarde, uma da manhã. Resolvi só dar aquela jogadinha para bater um pouco mais o sono. Me diverti horrores jogando na companhia de gringos mas, de repente, os servidores ficaram off para manutenção. Ok, sai, fui me preparar para dormir mas dei aquela espiadinha no relógio antes… 7 da manhã! Como não vi todo esse tempo passar? O.O Se você está procurando um jogo com algo novo, dinâmico e muita customização, pode ter certeza de que acabou de encontrar.
APB não é bem uma novidade. Se não me falha a memória, ele foi anunciado há mais de 5 anos atrás (Unlock Gamers nem existia ainda). Ele sempre foi um projeto audacioso, porém, tamanha grandeza nunca se é fácil de atingir. Muitos problemas surgiram durante o seu desenvolvimento, inclusive a falência do antigo estúdio responsável pela criação do mesmo, mas ele era muito ousado para cair no esquecimento. Outra empresa assumiu e continuou o desenvolvendo, melhorando e adicionando novos elementos.

 

Muita gente gosta de fazer comparações com a série GTA só que no formato MMO. Esse tipo de comparação a primeira vista não está errada, porém, ele está longe de ser parecido com GTA. É outro jogo completamente diferente com uma proposta diferente. Ele foi feito no formato MMO. Seus sistemas são voltados para esse tipo de interação, além da customização de cair o queixo… MESMO! Mas bom, chega de papo e vamos lá:

 

HISTÓRIA
Gostei MUITO da ambientação do jogo. De início você é apresentado a alguns vídeos que explicam um pouco da história de fundo. Enquanto alguns brincam de política, a criminalidade está atingindo níveis altíssimos. O governo não tem mais como peitar essa situação e os recursos são escassos  Diante disso, resta apelar a população que ainda acredita na justiça ou que apenas quer empunhar uma arma e ter um distintivo. Qualquer um é bem vindo na polícia, mas acabam por serem conhecidos como vigilantes.
 
Em primeiro momento, sendo um policial ou criminoso, você não terá muitos acessos. Você ainda está em treinamento com algum tutor que irá lhe explicar um pouco mais sobre os perigos da rua. Conforme adquirir mais reputação e evoluir de nível, você terá acesso a uma viatura da polícia ou dos bandidos, um novo título, será mais respeitado ou temido pela população, poderá mudar o seu uniforme e muito mais.

 

Existe uma harmonia muito boa entre a história e a própria gameplay. As missões são muito bem boladas e dinamicas remetendo sempre as obrigações dos mocinhos e desejos dos bandidos. Os detalhes também não deixa a desejar. Munição é algo importante e caro no jogo e adivinha onde você pode adquirir mais? Em máquinas de refrigerante devidamente modificadas para tal. Os NPC´s existentes possuem todos uma personalidade bastante forte e própria, bem como um visual que deixa sua marca.
 
Além de tudo isso, o mais importante é que ao jogar você sente que você está de fato criando a história do seu personagem da forma que lhe convir. Existem muitas opções de jogo, seja sozinho ou em grupo, bem como as customizações que o permitem criar uma identidade única, A história do game está de fato com um nível de harmonia com os demais quesitos muito boa e acaba por criar uma rivalidade entre policiais e bandidos mesmo que você não tenha motivos para tal.

 

Nota do Editor:

Geraldo Carvalho
Justificativa: ambientação bastante rica com muitos personagens carismáticos mas deixando a cargo do jogador se quer ou não conhecer mais sobre a mesma. Além disso, boa harmonia entre a história e os demais elementos como a própria gameplay e gráficos. Por fim, a liberdade do jogo na customização e evolução é tão grande que o você sente que está criando a sua própria história ingame da forma que lhe convir.
Nota: 9.0

 

GRÁFICOS
Graficamente ele pode deixar a desejar em alguns quesitos mas, em outros… NUNCA vi algo igual em algum jogo. Por ser um jogo em formato de MMO, naturalmente a questão gráfica fica um pouco prejudicada. Você não irá encontrar um Crysis aqui, porém, é tudo muito nítido e limpo, especialmente a interface. Os cenários do jogo são muito bem projetados. Você tem uma cidade imensa com diversos distritos (cada distrito é um servidor a parte). E cada distrito é enorme! Certamente deve ter dado um enorme trabalho projetar tudo de forma que favorecesse tanto a gameplay. Você tem as regiões centrais, com prédios mais altos, centros culturais, becos. Você pode subir nos prédios, casas, sair correndo entre becos seja para fugir ou tentar cortar caminho. É difícil tentar definir ou expor essa questão, porém, a liberdade dos mapas e a capacidade de utilizá-los de forma estratégica para lhe favorecer impressiona.

 

Além disso, temos a customização. Ela por si só acredito que já me conquistou no jogo. Você pode customizar MUITA coisa, inclusive roupas, carros e armas, mas vamos pelo começo, seu personagem.

 

Logo ao iniciar a criação do personagem você já pode sentir um pouco o que está por vir. Criar seu avatar virtual pode requerir muito tempo mas de forma divertida. Você define cada detalhe MESMO, inclusive a posição e o tamanho dos peitos da sua personagem o.O. Ou quem sabe se você quer as veias saltadas no seu personagem ou não, adicionar cicatrizes, lentes de contato, cores, altura, musculatura… TUDO! Nem The Sims tem um sistema tão bom.

 


 

Com tamanha liberdade, pérolas não poderiam faltar…

Depois disso, conforme você evolui no jogo você ganha dinheiro e pode comprar novas roupas ou até um carro próprio. Aqui que a brincadeira começa a ficar realmente interessante. As roupas você possui alguns estilos básicos padrões para adquirir, porém, a qualquer momento você pode ir até o distrito social (não tem missões nesse distrito e não é permitido o porte de arma), chegar em uma loja de roupas e começar a customizar MESMO sua aparência. Quer mudar a cor ou adicionar estampas nas suas roupas? Sinta-se a vontade. Quer adicionar tatuagens no seu personagem? Gogogo. Alias, que tal criar sua própria tatuagem? Você pode criar o desenho que quiser com o editor do jogo e adicionar onde quiser no seu personagem. Em cima disso fui ver as criações do pessoal no forum oficial e fiquei besta! Teve gente que conseguiu deixar seu personagem igual o Wolverine, outros que nem o Homem de Ferro… Tomb Raider virou clichê… Sem mencionar os clãs. Tem o pessoal do clan chamado ROTA e todos tem o uniforme do ROTA ingame. Acha muito? Os carros possuem o mesmo nível de customização do seu personagem! Lembra de Need for Speed Carbon que tinha um sistema bacana de tuning? Em APB é melhor!.

 

Achou pouco? O jogo ainda conta com uma Casa de Leilões nas quais você pode criar uma peça de roupa ou até mesmo um carro, personalizar da forma que lhe convir, e colocar para vender. Alias, comprei várias coisas de outros jogadores já. Algumas peças ainda não posso comprar por conta do meu nível e outras saem até mais baratas.

 

 

Nota do Editor:

Geraldo Carvalho
Justificativa: no geral os gráficos podem deixar um pouco a desejar. Além disso, por que não posso jogar em resoluções altas? =/. Porém, as construções dos cenários impressiona por conseguir favorecer muito a gameplay especialmente na utilização de táticas. Por fim, todos os jogos, especialmente MMO, deveriam oferecer um potencial de customização tão maravilhoso quanto APB, e não apenas permitir que eu escolha a cor da capa do meu clã.
Nota: 9.0

 

 

SOM
Dentre todos os quesitos analisados, o som acho que foi o que mais deixou a desejar… Porém, e dai? Eu posso adicionar minhas próprias músicas! A trilha sonora do jogo pode ser pequena e não tão boa, porém, o som de tiros pipocando pela cidade é sensacional. É uma sensação diferente e real… De repente você está cruzando a cidade em sua viatura, vira uma esquina e começa a ouvir os tiros. Já tenta visualizar o cenário de forma cautelosa para se aproximar. Alias, o som tem um importante papel, afinal, é difícil encontrar os demais jogadores… O nick dos seus adversários somente irá aparecer se você estiver em contato visual com ele. Ele se escondeu atrás de uma parede? Esquece, não tem mais referencia. Por conta disso, prestar atenção em carros em alta velocidade se aproximando, barulho de alguém pulando grade ou abrindo porta, sem esquecer dos próprios tiros, pode ser uma ferramenta importante para se localizar e se preparar.

 

Alias, cuidado. Atropelar pessoas inocentes na rua nunca é algo bom e isso diminui sua reputação. Como evitar isso então em meio a uma perseguição alucinante? Buzine ou ligue a sirene caso esteja em uma viatura policial. Dessa forma os pedestres sairão correndo para evitar seu fim trágico. Por fim, o jogo ainda trás um suporte de comunicação por voz para o seu atual grupo que é bem interessante.

 

Nota do Editor:

Geraldo Carvalho
Justificativa: a trilha do jogo pode ser limitada e chata mas você pode criar sua própria playlist com suas próprias músicas. Efeitos sonoros no geral estão muito bons, criando um ambiente bacana e sendo muito importantes inclusive na gameplay. APB ainda conta com comunicador de voz embutido e alguns outros detalhes como, por exemplo, poder criar uma música própria que irá tocar ao eliminar um adversário. Até no som temos customização!
Nota: 9.0

 

 

GAMEPLAY

 

Aqui se encontra o ame ou odeie. Algumas coisas no jogo pode não agradar, enquanto algumas limitações são justificáveis, porém, no geral e associado a tudo, a gameplay é boa. Algumas pessoas podem achar o game meio repetitivo, especialmente pela falta de tutoriais que expliquem tudo o que você pode fazer, porém, as próprias missões são geradas de forma aleatórias e estamos falando de um MMO. Se você não busca interagir com outras pessoas APB pode não ser para você. Mas vamos pelo começo:

 

Primeiro de tudo, você está em uma cidade gigantesca com dezenas de outros jogadores. Em primeiro momento você não poderá sair atirando em ninguém da facção inimiga, embora possa atrapalhá-los. Você pode explorar a cidade, ir até a alguns centros da sua facção, pegar carros, fazer compras… Quando estiver afim de mais ação, basta presionar a tecla K e começar uma missão.

 

As missões são divididas em várias etapas. No geral você irá concorrer contra a facção inimiga e sempre em grupos, porém, isso vai depender da disponibilidade de outros jogadores que também estiverem procurando missões. No geral me agradou bastante. As missões são bem formuladas e dinâmicas. Uma hora seu time terá de invadir um local, na outra você terá de proteger outro local. Determinado momento é uma batalha por território, já na outra algum membro do seu time é o VIP que deve ser protegido além, é claro, dos mata-mata. São muitas opções e que vão explorar os mais diversos cantos do cenário. Por conta disso, o uso de carros se faz bastante necessário e aqui entra outra coisa sensacional.
 
A dirigibilidade dos carros pode ser meio estranha de inicio, principalmente por que cada carro tem uma gameplay um pouco diferente (odeio muscle cars em jogos… Mas ainda terei um impala o/). É um pouco mais limitado e simples, porém, acaba por favorecer MUITO a habilidade. Adoro quando tem um bom motorista no meu time =D. Além disso, seu time pode entrar no mesmo carro que você. O máximo que alguns carros comportam são 4 pessoas, porém, enquanto uma está dirigindo, as outras podem simplesmente se sentar na janela e sair atirando nos adversários que se aproximarem. É show demais quando você está com alguns amigos completando algumas missões, indo para lá e para ca juntos pela cidade em 1 carro ou 2, um dando suporte ao outro e dando risadas das cagadas que acontecem no meio do tempo. Já tive diversos momentos simplesmente épicos nos quais estava sendo perseguido, com troca de tiros de tudo que era lado, ou simplesmente chegando na toca inimiga, 4 pessoas saindo do carro e atirando em geral.

 

 

Já a jogabilidade do seu personagem em si favorece MUITO a sua habilidade. Mirar e atirar é fácil, não tem muito segredo… Não é como naqueles jogos em que ou você é pro ou não, porém, se você for, terá mais chances. Porém, o jogo irá favorecer muito mais o trabalho em equipe e estratégia.
 
As armas do jogo são bastante balanceadas… Até demais para o meu gosto. Tenho de dar em média 3 tiros de rifle para abater meu adversário, porém, elas podem serem melhoradas e, falando em armas, preparem-se! Munição não é algo barato e você vai torrar bastante! Você possui uma capacidade máxima de munição que pode carregar, especialmente granadas. Acabo? Acabo… procure a máquina de munição mais próxima e compre mais, ou pegue um carro e tente atropelar os adversários.
 
Além de tudo isso que já falei, o jogo tem alguns sistemas como rank e reputação. O rank é o seu level e quanto maior, mais itens você poderá comprar. Já a reputação, quanto maior, mais bônus você ganha de experiência ou dinheiro. O dinheiro você ganha nas missões ou abatendo alguém muito procurado. Alias, você pode colocar a cabeça de alguém a prêmio no jogo e, se sua reputação for muito alta, ai sim toda a outra facção poderá lhe caçar independente de você estar em uma missão ou não.

 

Por fim, o grande problema do jogo na minha opinião é a falta de tutoriais mais bem explicativos. Demorei muito tempo até descobrir que para trocar minha roupa precisava ir para o distrito social, dentre outras coisas. Tive de ir fuçando e perguntando bastante até encontrar as respostas que queria e acredite… Tem coisas ainda que não sei para que servem o.O… Mas isso por que são MUITAS coisas que você pode fazer no game.

 

Nota do Editor:

Geraldo Carvalho
Justificativa: a gameplay é boa e está em harmonia com os demais elementos do jogo, porém, ele é um MMO e neste é preciso interagir com outras pessoas. A ação na minha opinião foi muito bem bolada e fazendo bom uso do cenário, porém, algumas pessoas podem achar um pouco repetitivo embora tudo seja sempre muito dinâmico e cada situação seja sempre única e imprevisível já que você estará sempre jogando contra e com pessoas. Acredito apenas que a falta de tutoriais melhores desenvolvidos acabaram por prejudicar bastante a experiência, especialmente inicial, porém, de bônus, até o momento não senti nenhuma diferença entre quem compra cash e quem não compra, o que é ótimo em um jogo F2P.
Nota: 8.6

 

REPLAY
Além dos diferentes distritos o jogo ainda conta com alguns eventos globais, sistema para clãs e guerras entre clãs, muita customização, grande foco para se jogar com amigos, embora jogar com desconhecidos não tem problema algum e é até tão divertido quanto. O suporte e incentivo a continuar discutindo e compartilhando informações a cerca do game fora do jogo também é grande. Alias, fiquei viajando outro dia vendo apenas as criações de outros usuários como roupas, uniformes de clãs, tuning de carros…

 

Se a proposta do jogo lhe agradou pode ter certeza de que a vida útil do mesmo será MUITO alta.

 

Nota do Editor:

Geraldo Carvalho
Justificativa: se você gostou da proposta, da capacidade de customização do jogo e sua ação, pode ter certeza de que o replay será altíssimo. Existem muitas opções ingame e você pode definir seu próprio estilo, fora o suporte fora do jogo.
Nota: 9.5

 

 

 

 

CONCLUSÃO
O jogo pode ter demorado muito tempo para sair mas seus idealizadores, mesmo com todos os problemas que tiveram, devem estar orgulhosos. APB não é somente algo novo no universo dos MMO. É algo ousado mas divertido. A capacidade de customização e liberdade que o jogo proporciona é algo incrível e a gameplay é simples mas funcional com muitas formas diferentes de se jogar. É um jogo perfeito para se jogar com amigos que estão cansados dos mesmos jogos de sempre, especialmente por APB ser gratuito. Se ele tivesse sido lançado a até 3 anos atrás, certamente minhas notas poderiam ser maiores, porém, ainda assim, é um jogo divertido e que deve lhe prender por um tempo caso você esteja procurando algo novo e online. Só fica devendo nas faltas de informações/tutoriais sobre tudo o que você pode fazer e como, seja in-game ou no próprio site oficial.
0 comments