2011, Anime Friend, Busca, Destaque, Especial, Eventos, Notícias

Anime Friends 2011 – Você está preparado para o maior evento jovem do Brasil? Nós da Unlock estaremos lá.

Anime Friends é o maior evento jovem que ocorre no Brasil já a algum tempo. Alias, diria que ele já deixou de ser um evento para se tornar uma forma de expressão cultural.  Dia 8 agora temos o ínicio da versão 2011 que desde já promete ser a maior de todas. Para tal, o que devemos esperar além das atrações internacionais como o show de Angra, oficinas, lojas, arena de Paintball ( !!! ), campeonatos… ? Resolvi trazer algumas informações a respeito do evento e, para saber mais, basta acessar o site do AF2001 clicando aqui.

A Unlock estará presente nos dias 16 e 17 e, embora não tenhamos a intenção em fazer uma cobertura tão grande como a do ano passado ou retrassado, certamente estaremos trazendo fotos, novidades, e outros.

 

Em meio à outros eventos relacionados ao animê e o mangá, a edição de estreia do Anime Friends é realizada no ano de 2003 com uma grande diferença; pela primeira vez no país cantores japoneses interpretam no palco do evento os temas de abertura das séries mais populares entre os fãs brasileiros. A grande novidade atraiu em quatro dias mais de 25 mil pessoas vindas de todo país e no ano de 2004, em sua segunda edição, recebeu mais de 32 mil visitantes, com ingressos totalmente esgotados. Essa ótima aceitação de todo público resultou à produtora Yamato em 2004, o prêmio Quality Brasil.

Depois de nove anos de muita diversão, o Anime Friends hoje é realizado durante 6 dias do mês de julho nas férias escolares, com público estimado em torno 200 mil pessoas vindas de dentro e fora do Brasil.

ATIVIDADES

Encerrando a programação do evento, o grande espetáculo musical Super Friends Spirits trouxe em 2003 o artista Hironobu Kageyama, que cantou ao vivo para o público a música tema dos animês “Cavaleiros do Zodíaco” e “Dragon Ball Z” e das séries “Changeman” e “Maskman”; Akira Kushida acompanhou com a interpretação musical de “Sharivan”, “Jiraiya”, “Jiban” e “Jaspion”, esta última, série do personagem Boomerman, interpretado pelo ator Hiroshi Watari, que completa o trio de artistas participantes no Anime Friends daquele ano. Desde então o Anime Friends vem trazendo grandes nome do animesongs (canções de animê), gênero musical do grupo JAM Project, que compareceu em 2008 com sua formação completa, sendo um dos membros o brasileiro Ricardo Cruz.

Além da presença de intérpretes das músicas de animê, a programação do Anime Friends conta com o YES! – Yamato Music Station, festival de j-music (música japonesa). Grandes nomes da música nipônica já se apresentaram no YES!, tornando este nome uma referência em shows do gênero no Brasil e sempre uma opção a ser considerada quando algum artista japonês está por vir à America Latina.

Para quem gosta não só de assistir aos animês, mas cantar as músicas tema de abertura dos desenhos e séries, o Animekê Livre é o lugar ideal. Um palco onde os visitantes encontrarão uma estrutura de karaokê específico para as músicas orientais, sejam de desenhos animados, séries, filmes, videogames e até mesmo de versões nacionais, a única regra é se divertir. Para quem já está mais familiarizado com canto pode se increver para o Concurso Animekê, onde os participantes serão julgados em diferentes categorias. Cada um dos vencedores de outras convenções de animê se reúnem então para a grande final no Animê Show, com corpo de jurados formado pelos cantores japoneses convidados para o Anime Friends.

Outra novidade para os visitantes, o Prêmio Yamato de Dublagem apresentou os melhores profissionais brasileiros de dublagem escolhidos por júri profissional. Ao todo, onze premiados receberam pessoalmente o troféu no palco do Anime Friends. Foram contemplados nas categorias dublador e dublador coadjuvante, dubladora e dubladora coadjuvante, dublagem, redublagem ou continuação, direção de dublagem, revelação e três prêmios especiais: Troféu Noeli Santisteban, para o melhor editor de publicação específica; Troféu Anime Dreams, pelo conjunto da obra de um dublador, e Troféu Anime Friends, para o animê de maior relevância. A premiação é hoje a única iniciativa no país em parabenizar os profissionais da dublagem brasileira, considerado o prêmio mais importante do setor, com o reconhecimento do mercado nacional de dublagem, não só de adaptações de desenhos animados estrangeiros, mas séries de televisão, cinema, videogames e de produções nacionais.

Desde 2003 o Anime Friends realiza campeonatos de cosplay (fantasia), premiando a melhor apresentação de participantes que produzem sua própria fantasia e roteiro baseado nos personagens de desenhos animados, quadrinhos, séries de televisão, filmes e até novela. A partir de sua quinta edição, no ano de 2007, a atração torna-se mais relevante e o Anime Friends passa a ter em sua programação o Yamato Cosplay Cup (YCC), maior competição de cosplay do Brasil e América Latina que reúne os melhores cosplayers de diversos pontos do país em uma competição final. Os participantes nacionais são selecionados através de etapas regionais nas capitais estaduais e distrito federal. O vencedor representa o país para uma competição internacional com participantes de outras nações, selecionados através de concursos de cosplay nas convenções de animê realizadas por parceiros de outros países.

Quem deseja ir ao Anime Friends pode também participar das atividades previstas durante todo os dias de realização do evento. O espaço Press Start dispõe de diversos consoles de videogame para o visitante disputar campeonatos organizados pela organização ou simplesmente se distrair um pouco nas partidas free-play. Os jogadores de PC também encontrarão seus jogos preferidos nos estande da publisher Level Up!, com partidas diárias dos grandes sucessos Ragnarok, Grand Chase e outros jogos. Já quem pretende criar games pode tirar todas suas dúvidas e conferir de perto o processo de criação no estande da escola de animação digital e games SAGA.

Divertidas partidas de Anime Bingo e um jogo de perguntas e respostas no Anime Quiz vão entreter o público que decidir acompanhar a programação do palco, que também tem espaço para discussões e palestras. Quem preferir ter um dia mais lúdico, estarão à disposição os jogos de tabuleiro da Grow e um espaço reservado para os jogadores de Cardgames e jogos de RPG dos dispositivos portáteis Nintendo DS e PSP. Mesmo quem não conseguir ir ao Anime Friends, pode participar com o envio de material para o Concurso de ilustração e posterior exibição dos ganhadores, ou ainda mostrar seu talento expondo seu mangá ou quadrinho no Fanzine Expo. Se falta inspiração, o estande da loja Comix oferece ótimos descontos para quem quer completar a coleção de mangás e outros títulos.

0 comments