Artigos, Busca, Notícias, PC, Plataforma, Playstation 3, Primeiras Impressões, XBox 360

Primeiras Impressões: Street Fighter x Tekken

Agora a porrada ficou séria!

Quem disse que essas duas franquias opostas nunca poderiam ficar juntas estavam equivocados! Street Fighter x Tekken é um jogo feito na parceria da Namco com a Capcom.

Normalmente os jogos de lutas não possuem uma história tão profunda, e esse jogo não é exceção, mas a história, mesmo sendo um pouco clichê, é bem interessante pela forma em que ela é contada. O mundo recebe do céus, ou melhor, do espaço, um estranho meteoro que trás consigo uma caixa, nomeada pelas pessoas de Pandora. Segundo boatos, a caixa parece transmitir um tipo de energia sem limites durante conflitos físicos ou emocionais, trazendo assim grande interesse por parte dos lutadores. Mas, aonde esse meteoro caiu? Claro, na Antártica! A terra dos pingüins! E isso trouxe um grande interesse para as organizações de Shadaloo e Mishima Zaibatsu. Cada dupla possui um objetivo para ir visitar o objeto, mas é claro, aqui cabe você escolher a dupla correta, o que não é tão difícil e o jogo ainda da uma mãozinha colocando-os lado a lado.

Na questão da luta, achei dinâmico, e como não andei jogando com os personagens de Street Fighter por um longo tempo, diga-se de passagem que o ultimo jogo que joguei da série foi o SF II, para SNES, dá para entender o tempo que passei sem jogar nada da franquia não é? Mas os comando não são complicados, você não precisa se matar apertando milhares de botões simultaneamente para fazer combos como em Tekken, os comandos são fáceis e intuitivos até, os combos e golpes especiais você aprende rapidinho jogando, e mesmo os personagens de Tekken não tendo aquela enorme lista e variedades de golpes seqüenciais e combos que possuíam seus jogos, não atrapalha em nada sua diminuída lista. Mas isso acontece porque foi feita pela Capcom, ainda há o jogo Tekken x Street Fighter, que será na jogabilidade de Tekken, da Namco.

Você perceberá que o estilo de luta é baseado em Tekken Tag, ou seja, você luta com dois personagens, isso não é nenhuma novidade, visto que alguns jogos da propria Capcom são dessa forma, mas aqui, se der K.O em um unico personagem da equipe, você perde ou ganha, não sendo necessário derrotar ambos, o que te faz ficar muito mais precavido e atento a barra de life, esta por sua vez interessante, já que haverá uma parte em cinza que, quando ocorre a trocado de personagem, o outro recupera aquela parte cinzenta de vida, o que pode prolongar algumas lutas se bem administrado.

Combos são faceis de serem feitos, e existe o chamado Cross Art, quando usado, os personagens aparecem golpeando o adversário alternativamente, apesar desse ter a chance de se defender, também há a Super Art, feito somente com o personagem que está na tela, e a Cross Assaunt, quando ambos personagens aparecem na tela, e um deles será controlado pela CPU, no entanto, tem uma certa quantia de tempo para isso, então você deve ter uma boa estratégia nesse momento. Também há o Pandora, este normalmente usado quando se está com pouca vida no seu personagem em tela e sacrificando-o, você faz com que o segundo personagem entre com a força aumentada e termine a luta, mas é um recurso que deve ser usado com precaução e ter a garantia que o adversário tombe, pois este tem um tempo limite pequeno. Para usar esses combos, precisa-se ter as barras da parte debaixo cheias.

Voce reconhece o dinossauro?

Uma coisa nova para ambos titulos foi a parte de gemas, a minha noobice não deixou eu customiza-las direito, mas serve para melhorar as habilidades dos personagens que vocês gostam, e pode ter certeza, isso é um ótimo diferencial e até mesmo o fator que fará diferença numa jogatina online.

O gráfico é o mesmo usado para Street Fighter IV, com diferenças somente quando se toma o golpe, deixando a explosão no lugar do aquarelado, mas os personagens continuam desenhados, numa mistura de 2D e 3D.

Uma coisa que me intrigou mesmo foi o fato dos lutadores secretos serem liberados por DLC, isso matou metade da diversão do jogo, pois uma coisa que se espera num jogo de lutas é exatamente isso: liberar as coisas, sejam elas personagens, cenários, roupas, minigames com nosso próprio esforço, o que garante a freqüência da jogabilidade muito maior do que deixar esses recursos via download pago.

Um destaque que posso dar são aos cenários das lutas, se prestar bem atenção, podemos encontrar muitos personagens dos jogos de SF, sejam os personagens, sejam as referencias como uma pintura de E. Honda em um trailer ou de Blanka num outdoor, e até mesmo Haggar, da série Final Fight aparece em um dos cenários.

Os personagens de ambos os jogos sempre foram carismáticos, e a relação entre eles é interessante. Há os grandes amigos, como Ryu e Ken, há os grandes rivais, que acabam se juntando na busca de Pandora, mas que em seus diálogos entre um jogo e outro ainda demonstra que estão juntos por interesse pessoal, como no caso de Vega e Balrog, além dos rivais que a sua dupla escolhida enfrentará, cada um com um motivo, sejam pessoais ou não, o que torna o jogo muito divertido em alguns momentos, mas um pouco previsível em alguns finais.

É um jogo divertido para quem adora jogos de lutas, e ainda mais se você é fã de ambas as séries, é um prato cheio! Talvez o modo mais divertido sejam as competições na Live, mas como eu não tenho conta e também não consigo jogar online visto que para isso eu preciso fazer uma gambiarra dos infernos aqui em casa para por a net em outro lugar sem ser no quarto do computador… Mas jogando entre os amigos, já que o jogo comporta até quatro jogadores por conta do modo de luta em duplas.

Grupo Street Fighter: Ryu, Ken, Ibuki, Rolento, Balrog, Vega, Dhalsim, Sagat, Cammy, Chun-li, Abel, Guile, Zangief, Rufus, Poison, Hugo, M. Bison, Juri, Akuma.
Na DLC: Dudley, Elena,Guy, Cody, Sakura e Blanka.

Grupo Tekken: Kazuya, Nina,  King, Marduk, Raven, Yoshimitsu, Paul, Law, Asuka, Lili, Heihachi, Kuma, Julia, Bob, Steve, Hwoarang, Jin, Xiaoyu, Ogre.
Na DLC: Christie, Lei, Bryan, Jack X, Lars e Alisa.

Outros: Megaman, Pacman, Toro, Kuro e Cole.

Publicado também em: Malagueta From Hell
0 comments