Busca, Destaque, MAC, PC, Review, Review

Toren: bello, troppo bello!

Depois de experimentar o alpha do Toren, é realmente isso que temos a dizer. “Belo, muitíssimo belo!”. E essa é só a primeira impressão, dentre muitas outras impressões positivas do jogo.

Toren é, com absolutamente todas as letras, lindo. Desde as texturas até a aparência da jovem protagonista, passando pelos efeitos que ocorrem em certas partes do jogo e as cenas… A sensação é de estar na presença de uma obra de arte, mas ao invés de estar apenas a observando, o jogador faz parte da obra.

E, com a sensação de imersão que o jogo causa, o jogador realmente faz parte da obra. Quando se vê a protagonista como um bebê no início, não tem como deixar de ficar encantado com ela enquanto ela se move devagar pelo cenário. A sensação permanece quando vemos ela mais crescida – Toren faz o jogador “mergulhar” no jogo, zelando pela menina enquanto ela anda e interage com o cenário. Lembro que, enquanto estava jogando, eu tinha sempre uma sensação de cuidado com a menina, fazendo tudo com um certo cuidado para não deixá-la se machucar, mesmo que não houvesse nada na situação em questão que pudesse machucá-la.

O jogo não encanta apenas em termos de gráficos e ambientação. A música e os sons do jogo são fatores igualmente importantes e tão bem feitos quanto todo o resto do jogo. Toren provavelmente não causaria o mesmo efeito que causa no jogador se não fosse pela música belíssima que acompanha o jogo.

Sendo uma versão alpha, obviamente que existem certos detalhes do jogo que algumas vezes causavam glitches estranhos, porém, nada que estragasse a sensação do jogo. Da primeira versão do alpha para essa, foi possível notar uma enorme evolução de Toren em todos os aspectos, incluindo a correção de alguns problemas encontrados anteriormente.

Ao fim da versão alpha, fica a sensação de “quero mais”, de querer saber o que acontece depois do momento em que o alpha termina. O que mais colabora com isso é a história do jogo, que é revelada de um jeito extremamente criativo e, ao mesmo tempo, misterioso e enigmático. A história é contada no jogo de uma maneira que faz o jogador querer entender como cada elemento se encaixa.

Infelizmente para nós aqui no Unlock, teremos que conter nossa curiosidade até o lançamento do jogo… Mas o que podemos dizer aos desenvolvedores do jogo, de acordo com nossa experiência com Toren até agora, é… Swordtales, vocês estão de parabéns! Na verdade, “vocês estão de parabéns” parece até pouco para o que queremos dizer realmente… Toren está realmente FANTÁSTICO e nós mal podemos ver a hora de ter a experiência completa!

Há algum tempo atrás, fizemos uma entrevista com a equipe do Swordtales, falando sobre a equipe e sobre o jogo. Agora que tivemos nossa experiência com a versão alpha do jogo, resolvemos fazer mais uma pergunta à equipe:

– O que vocês estão achando da grande repercussão que Toren está tendo? Isso está afetando, de algum modo, o desenvolvimento do jogo?

Resposta: “Sim, queremos nos envolver cada vez mais com o público e isto tira alguns minutos diários que teríamos no jogo, outra coisa que afeta é que a gente tem que analizar muitos caminhos pra continuar o sucesso de Toren nos bastidores onde antes apenas fazíamos o jogo, mas logo tudo isto vai se definir e podemos enfim ficar a sós com nossa obra novamente. 🙂 Está sendo uma fase louca e especial.”

Para quem quiser ter uma idéia de como é o trabalho da equipe do Swordtales, embora Toren ainda não tenha um demo, é possível jogar o jogo que eles desenvolveram durante o Global Game Jam (o GGJ – Global Game Jam – é um evento que ocorre uma vez por ano e envolve uma maratona de 48h seguidas durante a qual equipes ao redor de todo o mundo devem desenvolver jogos e, apesar do tempo curto, tem, muitas vezes, resultados incríveis). O nome é Never Ending Runner Out of Time e é incrivelmente divertido, bem feito e até cômico. NEROT pode ser jogado gratuitamente e você pode jogá-lo clicando aqui.

Enquanto aguardamos pela versão final de Toren, que tal ver mais uma vez o segundo teaser de Toren? Ou então, ver a galeria de screenshots do jogo, abaixo do vídeo…

0 comments